



Lançado em 1984 no Japão, o SG-1000 II foi a segunda versão do SG-1000, o primeiro videogame doméstico da Sega.
O modelo trouxe um visual mais moderno e organizado em relação ao original. Diferente da primeira versão, que tinha controles acoplados ao corpo do aparelho, o SG-1000 II passou a utilizar controles destacáveis, tornando o uso mais prático e confortável.
O console manteve compatibilidade com os jogos já lançados para o SG-1000 e representou um passo importante antes da chegada do Mark III, que mais tarde evoluiria para o Master System.
Apesar de ter sido uma melhoria em relação ao primeiro modelo, o SG-1000 II teve vida comercial curta, pois a Sega rapidamente avançou para uma nova geração de hardware poucos anos depois.